quarta-feira, dezembro 26, 2007

Feriazinhas em casa. Na verdadeira casa. Onde agora cheira a receitas natalícias e os radiadores ligados contrariam o frio das ruas. Acorda-se tarde.

É bom estar aqui. Os dias são mais compridos e os lugares são os de toda a minha vida. Mas não sei porquê, sinto sempre a falta do caos. É inevitável. O meu caos lá em cima. Os passeios nocturnos, as conversas de café do outro lado da rotunda, a confusão diária na casa-corredor com a campainha a tocar repentinamente e os amigos a entrar e a sair. A faculdade e a sua aura fantástica. As noites na jam, as madrugadas excessivas. As viagens de metro, por vezes sem destino. Os desabafos na varanda com a guitarra. Os convites tardios, o abraço novo de um alguém mais especial ou diferente. Como eu gosto. Como eu preciso sempre, serenamente, sofregamente. Cá dentro, no coração. Na alma, sempre a alma em desassossego.

Revejo mentalmente as últimas semanas. Percebo que tenho feito demasiadas coisas em tempo reduzido. Estudar também, por incrível que pareça. Mas isso não é motivo de grandes recordações. Outras coisas sim. E as recordações sucedem-se em catadupa. E de noite vou dormir e vem tudo ao de cima. Porque quando dormimos não negamos as obsessões que a inconsciência reclama em nós. Na inconsciência damos sempre tanto de nós...

Li algumas linhas de Bernardo Soares no outro dia. Ele falava sobre ela, a inconsciência. De uma forma sublime e dócil. Talvez devamos deixar-nos levar por aquilo que ela tem para nos dizer, às vezes. Alguns desatinos, alguma asneira na escuridão. Darmo-nos aos outros sem fazer perguntas. É daqueles irracionalismos que nos sabem bem à alma incerta. Eu acho que tenho feito a minha parte.

Tenho sono. Apaga a luz. E ah... Bom Natal :)

1 comentário:

Anónimo disse...

ja venho tarde!!

mas feliz Natal... e bom 2008

ps: férias?? mas quais férias?? :S